Há uma série de razões pelas quais a maré está a mudar, relativamente a métodos mais naturais, para curar feridas e outras mazelas.
Acredita ser possível, curar uma ferida com mel?
Além dos possíveis efeitos colaterais dos medicamentos, a resistência aos antibióticos está cada vez mais a aumentar.
Usar plantas e ervas para curar está no nosso ADN. Pesquisadores observam primatas a utilizar a natureza para se curarem há centenas anos e, tal como nos humanos, existe uma longa história com remédios naturais ao longo de toda a nossa existência.
Hoje em dia, a ciência pode explicar como podemos curar feridas rapidamente e de forma natural.
Aqui, é importante perceber que tipo de ferida se trata e como as podemos cicratizar, o que fazer e o que não fazer na cura natural de feridas, se é possivel curar com a aplicação de mel natural e biológico e como usá-lo.
Aviso: Recomenda-se consultar um médico antes de usar qualquer ingrediente em feridas abertas ou fechadas. Mesmo remédios naturais podem ter efeitos colaterais dependendo da idade, estilo de vida, alergias e condições subjacentes.
Tipos de Feridas:
Primeiramente, devemos distinguir entre feridas abertas e fechadas, pois requerem diferentes tipos de cuidados.
Feridas fechadas são lesões sob a superfície da pele, como hematomas, por exemplo. Essas feridas podem exigir apenas analgésicos e tratamento, em vez de intervenções direcionadas.
é sempre importante consultar um médico.
Feridas abertas são lesões que danificaram a superfície e são propensas a sangramento e infecção.
Exemplos de feridas abertas incluem abrasões (cortes e arranhões ou atrito na pele), incisões (cortes limpos e retos, geralmente durante cirurgias), lacerações (cortes profundos e irregulares), feridas perfurantes (feridas pequenas e profundas) e avulsões (onde a pele ou o tecido está rasgado ou ausente).
Por esse motivo, é fundamental entender a melhor forma de tratar feridas abertas e quando procurar atendimento médico.
Uma cura natural e caseira, pressupõe que seja feita numa ferida ligeira, ou seja pequeno corte, arranhão ou atrito na pele.
3 coisas que as feridas precisam para curar:
-
Um ambiente limpo
Bactérias e patógenos precisam ser mantidos longe do ferimento para que não infeccione. É melhor limpar o ferimento e mantê-lo coberto para uma cicatrização ideal.
-
Vitaminas e minerais
É importante ter uma alimentação saudável e equilibrada, principalmente quando o corpo está em recuperação. Vitamina C, zinco e aminoácidos (os blocos de construção das proteínas) são essenciais.
-
Muita água
Manter-se hidratado é fundamental para o reparo e a regeneração celular. Sem fluidos, as células perdem a sua estrutura e função.
Se as feridas forem mantidas estéreis e o corpo estiver forte, a ferida deve cicatrizar rápida e naturalmente. Mas não há nada de errado em dar um empurrãozinho, com uma preparação cuidadosa. Aqui o mel pode ser um precioso aliado.
O uso excessivo de medicamentos com muita frequencia levou à resistência aos antibióticos, efeitos colaterais complicados e dependencia excessiva de medicamentos.
Os remédios naturais para cicatrização de feridas podem não curar todos os ferimentos, mas podem ser muito eficazes, mais baratos, mais acessíveis e ter menos efeitos colaterais.
O mel e a cura têm uma longa história — aliás, o mel é mencionado em algumas das revistas médicas mais antigas do mundo.
O uso do mel pelo homem remonta à cerca de 8.000 anos atrás, conforme retratado em pinturas da Idade da Pedra. Além do importante papel do mel natural na medicina tradicional, nas últimas décadas, foi submetido a investigações laboratoriais e clínicas por diversos grupos de pesquisa e encontrou o seu lugar na medicina moderna .
O mel é um remédio caseiro brilhante para curar feridas de forma rápida e natural porque fornece três coisas essenciais que as feridas precisam: um ambiente limpo, vitaminas, minerais e hidratação.
O mel natural e biológico, como o N.3 Beepure, contém 2000 compostos naturais.
É eficaz em feridas graças ao seu alto teor de açúcar e atividade antibacteriana. O açúcar extrai a água das bactérias e células danificadas por osmose, reduzindo a inflamação e ajudando a ferida a cicatrizar naturalmente.
-
Ao aplicar mel numa ferida, este vai formar uma barreira protetora de humidade em redor da ferida, retendo água e mantendo as bactérias afastadas.
-
O mel é um imunomodulador. Isso significa que pode influenciar o sistema imunológico do corpo a reagir mais rapidamente e combater bactérias ou estimular a renovação celular ao redor de uma ferida.
-
Ajuda a estimular o fluxo linfático. Essa eliminação de toxinas do corpo ajuda a manter as feridas limpas, desobstruídas e protegidas.
-
Estimula o crescimento e a renovação celular. Além de proteger a ferida e mantê-la hidratada, também promove a formação de novas células para substituir as danificadas.
Como aplicar:
1º Limpe a ferida com água corrente.
2º aplique um pouco de mel N.3 Beepure sobre a ferida.
3º coloque um penso largo que consiga abranger toda a área e reter o mel na zona afetada.
4º deixe por pelo menos 2h.
Aviso: Recomenda-se consultar um médico antes de usar qualquer ingrediente em feridas abertas ou fechadas. Mesmo remédios naturais podem ter efeitos colaterais dependendo da idade, estilo de vida, alergias e condições subjacentes.
Fontes:
https://www.cdc.gov/; https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21232486/; https://health.clevelandclinic.org/foods-to-help-healing; https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC3758027/; https://www.healthline.com/health/honey-on-wounds
Artigo criado por Ana Pais