Os benefícios do consumo de mel e o seu poder ancestral, remontam já ao império grego e romano, sendo documentado por filósofos e cientistas da altura, tais como por Aristóteles (384-322 aC ) e Aristoxenus (320 aC).
Conheça alguns dos seus benefícios:
Este alimento é composto por monossacarídeos, frutose, glucose, minerais, vitaminas, proteína e água.
A ciência moderna encontra hoje validação para os benefícios médicos já historicamente referenciados, entre eles destacam-se as propriedades antibacterianas e anti-sépticas.
De forma a conseguir acentuar os benefícios aqui referenciados, aconselhamos o consumo do Mel Nº 1 Citrus – Limão by Beesweet.
Refluxo gástrico
A textura viscosa do mel actua como uma barreira no estomago evitando que aconteça o refluxo.
Gastroenterite infantil
Estudos clínicos reportados no British Medical Journal concluem que o mel reduz a duração da diarreia bacteriana em crianças e jovens, podendo seguramente ser utilizado como substituto para a reidratação oral devido à sua composição de electrólitos.
Tratamento de alergias
Pesquisas sugerem que o mel pode ser bastante útil na redução das alergias sazonais. Existem também estudos que concluem que o mel alivia e reduz a frequência da tosse.
Poder anti-bacteriano
Em 2010, cientistas da University of Amsterdam escreveram no FASEB Journal que a capacidade que o mel tem de matar bactérias reside sobretudo numa proteína chamada defensin-1.
Um estudo publicado no Jornal Pediatrics, comparou o mel a um placebo para ajudar as crianças com tosse durante a noite e verificou que o mel foi superior.
Ideal para consumir antes do exercício físico
Uma vez que o mel é constituído por uma mistura de frutose e de glicose, poderá ser o alimento ideal para ingerir antes do exercício físico, sobretudo para aqueles que pretendem evitar as fontes de carboidratos muito refinadas e picos de aumento dos níveis de açúcar no sangue e de insulina.
Conclusão
Como se verifica, o mel pode beneficiar a saúde de várias formas e contrariamente ao que muitos pensam, está longe de ser uma “bomba” de calorias vazias. Até porque ao contrário do que acontece com outras fontes de carboidratos refinados, o mel também contem vitaminas, minerais, antioxidantes e outras substancias bioativas que contribuem para a melhoria da sua saúde e do seu bem estar.
A verdade é que o interesse da medicina moderna por este alimento milenar tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos e continuam a descobrir-se novas áreas da saúde em que o mel pode ter um efeito positivo.
Dito isto, só lhe fará bem incluir um pouco de mel na sua dieta, desde que esta esteja devidamente ajustada e seja a adequada para si. Assim sendo, caso tenha que escolher entre utilizar açúcar de mesa ou mel, sugerimos vivamente que opte sempre pelo mel e de preferência pelo Mel Nº 1 Citrus by Beesweet – Limão.
Adquira já o seu na nossa loja online http://beesweet.pt/loja
Beesweet … More than Honey!
By Workwell