Porque é que o mel é o único alimento da natureza que não se estraga?
O mel tem imensas propriedades incríveis. Além do seu sabor delicioso, é praticamente o único alimento da natureza que não estraga. Mas sabes porque é que isso acontece?
O alimento produzido pelas abelhas começou a ser usado por causa das suas propriedades medicinais há muito tempo, especialmente como tratamento para feridas abertas. O historiador grego Heródoto relatou que os babilónios enterravam os seus mortos em Mel e Alexandre, o Grande poderá ter sido embalsamado num caixão cheio deste líquido dourado.
O Mel mais antigo alguma vez encontrado foi descoberto na Geórgia e terá mais de 5 mil anos. Então, se encontrasses esse pote de mel, poderias comê-lo?
Amina Harris, do Centro de Mel e Polinização, no Instituto Robert Mondavi da Universidade da Califórnia, EUA, explica que “as bactérias ou os micro-organismos simplesmente morrem num ambiente com tão pouca humidade. O facto dos organismos não sobreviverem tempo suficiente, significa que não têm tempo de estragar o mel“, conta.
Outra característica que diferencia o alimento produzido pelas abelhas de outros açúcares é a sua acidez. O seu pH está entre 3 e 4,5, condição que também mata qualquer tipo de organismo que por acaso queira fazer do mel a sua casa.
O ponto chave para o mel permanecer eternamente bom para comermos é ter certeza de que ele está bem vedado e armazenado em local seco.
Voltando à grande pergunta do texto: “Poderias comer um mel com 5 mil anos de idade?” Se passou esse tempo todo selado e armazenado longe da humidade, estás à vontade!
Ou … experimenta um mel diferente, aromatizado de forma natural recorrendo a plantas aromáticas!
Adquire o teu aqui beesweet.pt/loja
By Sofia Marques Correia