As Abelhas são as Espécies Mais Valiosas do Mundo!
Depois de um duro debate na Royal Geographical Society of London, o Watch Institute declarou as abelhas como as espécies mais valiosas do planeta.
A produção de Mel é de grande consumo para os seres humanos e de imenso valor para a saúde. No entanto, a tarefa mais importante que as abelhas realizam não é a produção de mel, mas a contribuição que elas dão às plantas em todo o mundo. Elas geram uma grande cadeia natural de flora e consequente fauna derivada da polinização da qual a vida no planeta depende muito.
As abelhas desempenham um papel fundamental na biodiversidade. A agricultura global depende em mais de 70% da intervenção das abelhas.
A polinização é tão importante que sem ela as plantas não se poderiam reproduzir, o que causaria a extinção de espécies da fauna terrestre do planeta.
É por isso que as abelhas são cruciais para o nosso planeta e para todas as espécies.
Atualmente as Abelhas tem vindo a padecer. Os motivos são vários:
Doenças causadas por parasitas,
Predadores (vespas asiáticas),
Utilização indevida de pesticidas e herbicidas,
Fogos & intempéries,
Poluição,
Desflorestamento,
entre outros motivos que a médio e longo prazo serão fatais para o ser humano.
O que nos reserva o futuro se não mudarmos o nosso comportamento?
Uma das razões pelas quais as abelhas foram nomeadas como sendo tão valiosas para o mundo é devido ao rápido desaparecimento da mesma.
Com o passar do tempo, este problema continua a aumentar.
O uso maciço de pesticidas nos cultivos é extremamente prejudicial para as Abelhas, uma vez que é absorvido por esses insetos ao sugar o néctar das flores. Depois de levá-lo para a colmeia, fica preso em produtos como a cera, a própolis e o mel. Isto resulta no envenenamento a pouco e pouco das Abelhas e no enfraquecimento cada vez maior do seu sistema imunitário. Todas estas maleitas resultam também na morte da abelha-rainha.
Os ambientalistas consideram esta situação bastante preocupante. É necessário arranjar uma solução para este problema já que, após o desaparecimento das abelhas, poderemos sofrer sérias consequências.
Em países como a China, há cultivos onde a polinização já é realizada de forma manual. Estes cultivos recorrem a recursos humanos que, com uma pena, transportam o pólen de flor em flor. Existem ainda drones semelhantes a pequenos robôs Abelhas cuja função é a polinização.
E como David Susuki disse: “Um mundo sem abelhas será um mundo sem pessoas”.
Qual a sua opinião sobre esta situação?
Qual poderia ser a melhor solução para este problema?
Dê-nos a sua opinião sobre este tema e espalhe esta informação valiosa com outras pessoas.
Contacte-nos através do email: beesweet@beesweet.pt