Nenhum produto no carrinho.

Home / Archive by Category "Missão social e ambiental"

Arquivos

Gratidão às Abelhas: O que seríamos nós sem elas

Um mundo sem abelhas Segundo um estudo da National Geographic, nos últimos 15 anos os apiários têm vindo a desaparecer como consequência de um fenómeno conhecido como “Distúrbio do Colapso das Abelhas”. Em algumas regiões, este problema levou a perdas de quase 90% da população de abelhas.   Que problemas poderemos enfrentar num mundo sem abelhas? Começando por uma das maiores e mais visíveis adversidades – a diminuição de alimentos. As abelhas são essenciais para a polinização - 75% de toda a alimentação humana depende direta ou indiretamente da polinização por abelhas, outros insetos e/ou pássaros, sendo, por isso, indispensáveis à sobrevivência do planeta. (DW - Os impactos da redução de polinizadores na indústria) #mpcth_icon_list_jayxD { color: #adadad; }#mpcth_icon_list_jayxD li i { color: #a57b42; }Bloom &...

Campanha Outubro Rosa 2020

Vem aí uma Onda Rosa...Beesweet - Um Viva às Mulheres Este ano a Beesweet junta-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro da Mama para promover a causa Outubro Rosa! Em Portugal, este é o 2º tipo de cancro mais frequente assim como o 2º que mais mortes ocasiona. Estima-se que ¼ da população corra o risco de desenvolver esta patologia até aos 75 anos; contudo, se detetado numa fase inicial, há cerca de 90% de hipóteses de ter um bom prognóstico. A Beesweet, sociedade fundada e gerida por mulheres, associa-se a esta causa através da: Divulgação de informação sobre a prevenção do cancro da mama; Doação de 1€ à Liga Portuguesa Contra o Cancro por cada Gota Beelove vendida; Neste período particularmente difícil, a Beesweet está...

A importância das Abelhas

apicultora

Existem milhares de espécies de abelhas. Hoje vamos falar sobre a Apis melifera e sobre a importância das Abelhas. Produz boas quantidades de mel, enxameia moderadamente e só é agressiva quando incomodada. Ao colherem pólen e néctar das flores, as abelhas polinizam mais de um terço das plantas do planeta. O seu declínio populacional poderá dar origem a uma catástrofe alimentar. A vida na colmeia A colónia As abelhas vivem em colónias, sendo por isso consideradas um superorganismo. Uma colónia é constituída por uma rainha, milhares de obreiras e muitos zângãos. A Rainha: Única fêmea sexualmente madura, é a mãe de todas as obreiras, dos zângãos e futuras rainhas. Nasce de um alvéolo especial — alimentada com geleia real — e pode viver entre 2…

Como proteger as Abelhas?

O que precisa de saber sobre as abelhas e como as pode proteger. As abelhas são criaturas extraordinárias que existem em todo o mundo e temos de aprender como elas trabalham e como as proteger. Desde as florestas aos desertos e até mesmo no Ártico, podemos encontrar variados tipos de Abelhas. Ao contrário das abelhas melíferas, as abelhas solitárias podem viver em muitos lugares diferentes: em pequenos buracos, no solo, muros de casas antigas ou mesmo em rochas, ou árvores. Nos últimos 15 anos, os apicultores, relataram perdas anuais de abelhas na ordem dos 50%. De fato, uma em cada quatro espécies de abelhas está em risco de extinção. Populações mundiais de abelhas estão em declínio. Um exemplo disso é a inexistência da abelha polinizadora…

As Abelhas são as Espécies Mais Valiosas do Mundo!

As Abelhas são as Espécies Mais Valiosas do Mundo! Depois de um duro debate na Royal Geographical Society of London, o Watch Institute declarou as abelhas como as espécies mais valiosas do planeta. A produção de Mel é de grande consumo para os seres humanos e de imenso valor para a saúde. No entanto, a tarefa mais importante que as abelhas realizam não é a produção de mel, mas a contribuição que elas dão às plantas em todo o mundo. Elas geram uma grande cadeia natural de flora e consequente fauna derivada da polinização da qual a vida no planeta depende muito. As abelhas desempenham um papel fundamental na biodiversidade. A agricultura global depende em mais de 70% da intervenção das abelhas. A polinização é…

Portugal escapa ou não ao desaparecimento global das Abelhas?

Morreram quase metade das colmeias nos Estados Unidos ao longo do último ano e em boa parte da Europa a situação também é preocupante. Se as abelhas desaparecem, o Homem sobreviverá apenas mais quatro anos”. Esta citação atribuída a Albert Einstein está cada vez mais presente na cabeça dos apicultores norte-americanos. No último ano voltaram a sofrer uma perda massiva de colmeias, desta vez na ordem dos 44%, bem acima do valor considerado aceitável nos Estados Unidos (até 20%).   A preocupação com o desaparecimento das abelhas estende-se à Europa, com a França a registar em 2015 uma produção de mel de 17 mil toneladas, contra as 32 mil que era habitual conseguir antes de 1995. Além da França, também Bélgica, Inglaterra e os países…

1 2 3