Nenhum produto no carrinho.

    • Peito de Frango com Mel Nº 88 Fire by Beesweet
    • Sopa de Cenoura com Mel Nº 1 Citrus by Beesweet
Home / Beesweet / Gratidão às Abelhas: O que seríamos nós sem elas

Gratidão às Abelhas: O que seríamos nós sem elas

Um mundo sem abelhas

Segundo um estudo da National Geographic, nos últimos 15 anos os apiários têm vindo a desaparecer como consequência de um fenómeno conhecido como “Distúrbio do Colapso das Abelhas”. Em algumas regiões, este problema levou a perdas de quase 90% da população de abelhas.

 

Que problemas poderemos enfrentar num mundo sem abelhas?

Começando por uma das maiores e mais visíveis adversidades – a diminuição de alimentos. As abelhas são essenciais para a polinização – 75% de toda a alimentação humana depende direta ou indiretamente da polinização por abelhas, outros insetos e/ou pássaros, sendo, por isso, indispensáveis à sobrevivência do planeta. (DW – Os impactos da redução de polinizadores na indústria)

  • Bloom & Wild
  • Bloom & Wild

Emma Taliaferro, da City Growers (uma organização filantrópica sem fins lucrativos que dá aulas sobre temas relacionados com agricultura e sistemas alimentares aos jovens de NY) refere que só as abelhas melíferas “ são responsáveis por 1 em cada 3 porções de alimentos” – o que corresponde sensivelmente a que cada pessoa deixar de poder usufruir de 1/3 da sua alimentação diária.

A acrescer a isto, o desaparecimento das abelhas ocasionará uma profunda mudança no tipo de vestuárioque usaremos dado que muitas fibras naturais – nomeadamente o algodão, o linho e a juta – irão sofrer as consequências da falta de polinizadores. Na mesma ordem de ideias, é importante referir que isso irá afetar todos os espaços verdes, desde os bosques, aos parques, assim como todos os pequenos animais que deles dependem.

  • Bloom & Wild
  • Bloom & Wild

Além da importância das abelhas para as mais variadas culturas a nível mundial, o seu desaparecimento irá também afetar a disponibilidade de laticínios, desde o simples leite, passando pela manteiga e demais derivados lácteos. As vacas leiteiras são, por norma, alimentadas com ração feita à base de trevo e alfafa, plantas estas que dependem bastante do trabalho dos polinizadores.

O que é que isto significa para a humanidade como um todo?

Segundo um estudo elaborado pela Universidade de Harvard e pela Universidade de Vermont entitulado “Do pollinators contribute to nutritional health?” (Os polinizadores contribuem para a saúde nutricional?), 56% da população correrá o risco de sofrer de deficiências nutricionais (valores que poderão variar dependendo da dieta local). Poderemos sofrer mudanças dramáticas – desde a variedade e quantidade de alimentos que teremos à nossa disposição até à extinção de espécies de plantas e flores, passando pela redução do número de diversos animais, nomeadamente mamíferos e pássaros.

  • Bloom & Wild
  • Cheerios - The Grocery Store of The Future

Quer saber como pode ajudar?