O que precisa de saber sobre as abelhas e como as pode proteger.
As abelhas são criaturas extraordinárias que existem em todo o mundo e temos de aprender como elas trabalham e como as proteger.
Desde as florestas aos desertos e até mesmo no Ártico, podemos encontrar variados tipos de Abelhas.
Ao contrário das abelhas melíferas, as abelhas solitárias podem viver em muitos lugares diferentes: em pequenos buracos, no solo, muros de casas antigas ou mesmo em rochas, ou árvores. Nos últimos 15 anos, os apicultores, relataram perdas anuais de abelhas na ordem dos 50%.
De fato, uma em cada quatro espécies de abelhas está em risco de extinção. Populações mundiais de abelhas estão em declínio. Um exemplo disso é a inexistência da abelha polinizadora Bombus, que já desapareceu na grande China.
Afinal, porque é tão importante proteger as abelhas?
As plantas precisam de ser polinizadas para proliferarem. Assim, as abelhas são indispensáveis na maioria dos ecossistemas. Existem 369.000 espécies de plantas com flores e 90% delas dependem da polinização por insetos. Uma abelha pode visitar 5000 flores num dia. As abelhas são a espécie-chave, das quais todas as outras espécies, dependem para sobreviver.
Por esse motivo, os animais dependem das abelhas para a sua sobrevivência. As suas fontes de alimento, incluindo nozes, legumes, bagas, sementes e frutas, dependem da polinização. A polinização torna o alimento disponível para outros organismos e também permite o crescimento floral, que resulta nos habitats para os animais. À medida que os polinizadores desaparecem, o efeito sobre a saúde, fauna, flora e consequente viabilidade de culturas e ecossistemas é completamente posto em causa.
É simplesmente impossível sobreviver sem Abelhas!
Estes polinizadores contribuem com biliões para a economia mundial. A produção global de culturas polinizadas por abelhas está avaliada em 577 biliões de dólares.
Ameaças às espécies de Abelhas
São vários os motivos que contribuem para o desaparecimento das Abelhas. Entre outros enumeramos aqui alguns:
Uso generalizado de pesticidas e neonicotinóides;
Perda de habitat = desflorestação;
Fogos;
Intempéries;
Mudanças no uso da terra e consequente fragmentação do habitat;
Perda de biodiversidade = alimento escasso para as Abelhas;
Monocultura;
Pragas, doenças, predadores, vírus e parasitas (…)
Como podemos proteger as Abelhas?
– Podemos incentivar o governo a aprovar a Lei da Recuperação do Polinizador e proteger e promover a Lei das Espécies em Perigo;
– Apoiar a proibição do uso de pesticidas, especialmente pesticidas neonicotinóides;
– Plantar um jardim amigo das abelhas;
– Colocar nos jardins ou varandas, recipientes com água e seixos dentro para que as Abelhas possam beber água sem se afogar;
– Escolha alimentos orgânicos e ecológicos;
– Não polua; – Participe em pequenas ações de proteção ambiental. Diariamente grupos de pessoas reúnem-se no sentido de realizar limpezas de praia, matas, florestas. Pequenas ações como plantar uma árvore ou semear plantas amigas das Abelhas, são uma ajuda gigante para as abelhas e meio ambiente!