Nenhum produto no carrinho.

    • Chicken Breast with Honey Nº88 Fire by Beesweet
    • Carrot Soup with Honey Nº 1 Citrus by Beesweet
Home / Nas bocas do mundo / Zero Desperdícios: Transforme a sua casa!

Zero Desperdícios: Transforme a sua casa!

zero_desperdícios

Faça da sua casa, uma casa Zero Desperdícios!

Em média, uma família de classe média, americana de quatro pessoas, coloca no lixo mais de 4.500 euros de alimentos não consumidos por ano.

Bia, iniciou o desafio de ter na sua casa zero desperdícios há 10 anos.

Inicialmente não foi fácil, no entanto, hoje é uma rotina em casa de Bia, e a sua casa tornou-se mais sustentável!

zero_desperdícios

Como começou?

Bia nasceu em França, antes de residir na Califórnia com o marido e dois filhos. Durante a mudança para a Bay Area, a jovem família viveu temporariamente num pequeno apartamento, optando por deixar a maioria de seus pertences num armazém.

A praticabilidade e a simplicidade de viver num pequeno apartamento, mostraram a Bia que viver com menos significava ter mais energia para as coisas importantes – piqueniques, caminhadas e passeios com familiares e amigos.

Quando chegou a hora da família ir buscar os seus pertences ao armazém, descobriram que afinal o que tinham já não fazia falta. Este foi o começo da extrema eco-jornada de Bea.

Zero desperdício em Casa, pode ser alcançado ao longo do tempo.

Bia fez questão de se informar sobre o tema e começou a fazer pequenas mudanças conscientes para incentivar a sua família.

“No início, o objetivo não foi logo tornar a casa e a rotina da família no conceito pleno de desperdício zero. Primeiro, foi necessário colocar algumas rotinas de organização, assim como tarefas simples. Por exemplo ser mais cuidadoso com o consumo da água e da eletricidade”, explica Bia.

zero_desperdícios_2

 

“Depois, e para todas as compras passamos a usar religiosamente sacos reutilizáveis e não os de plástico.

Pouco tempo depois, tivemos a certeza que poderíamos ir mais além. Começámos a comprar comida a granel. Para além de sacos reutilizáveis, passei a levar também frascos e a adquirir 90% dos produtos a granel. Desde os detergentes a leguminosas, passando por lacticínios, fruta, mel, azeite … praticamente tudo!

Então, sentimos que estávamos a superar o desafio, que é sem dúvidas possível viver no conceito de Zero Desperdícios.”

Essa “simplicidade voluntária”, como Bia lhe chama, levou a uma reforma mais radical. Em 2006, também o seu guarda-roupa reflectiu uma mentalidade de desperdício zero.

Pouco a pouco, encontramos soluções para todos os aspectos de desperdício no nosso estilo de vida. Conseguimos alcançar um equilíbrio. Ser lixo-zero tem sido simples e automático na nossa casa desde então.”

“Quando vou ao pão, levo um saco de pano. Quando necessitamos de queijo, levamos o nosso recipiente.”

Atualmente, Bia fabrica muitos dos seus próprios produtos domésticos (como soluções de limpeza, materiais de escritório e produtos de beleza). Compra itens pré-fabricados, não embalados que pode armazenar para evitar o desperdício.

zero_desperdícios_3Zero desperdício = preocupação zero!

Depois de ter começado a partilhar este estilo de vida, Bia recebeu convites para dar o seu exemplo em diversas instituições e até escreveu um livro sobre este tema!

Ao olhar para a Casa de Bia, encontramos um espaço limpo, simples e organizado que mostra o quão convidativo o minimalismo pode ser.

Ao olhar para a própria Bia, observamos uma mulher forte e elegante que vive uma vida simples, leve e confortável. Ela é a prova de que não é preciso sacrificar o conforto, estilo ou requinte para viver uma vida mais consciente. Pelo contrário, todas essas coisas andam de mãos dadas.

Com este conceito, Bia e a sua família reduziram as despesas em 40%, libertando tempo e dinheiro no seu dia-a-dia. Quando questionamos sobre a aceitação deste conceito por parte dos seus filhos, Bia insistiu que são as coisas que eles ganharam e que irão sempre recordar.

“Os meus filhos e eu pudemos fazer coisas que a maioria das pessoas nunca consegue fazer. Mergulhámos entre dois continentes, escalámos no gelo, praticámos bungee jumping e sky-diving. Descobrimos um estilo de vida que é rico em experiências em vez de coisas. Uma vida que é baseada em ser e fazer em vez de ter ”, disse ela. “Para mim, a vida é sobre vínculos com os outros, criar memórias uns com os outros, e é isso que o desperdício zero nos permite.”

Este testemunho motivou-o a iniciar o desafio de tornar a sua casa numa casa de zero desperdícios?

Agora sabe como começar!

A Beesweet também vende para lojas a Granel.

O mel pode ser adquirido através de dispensadores próprios para o efeito.

Saiba mais aqui: [email protected]

 

Artigo by Bios Urn