Nenhum produto no carrinho.

    • Chicken Breast with Honey Nº88 Fire by Beesweet
    • Carrot Soup with Honey Nº 1 Citrus by Beesweet
Home / Missão social e ambiental / O dia das Abelhas

O dia das Abelhas

Neste dia da Abelha, a Beesweet não poderia deixar de partilhar uma maravilhosa ação promovida pela Gulbenkian. Sábado dia 19 de Março, em Lisboa, a Festa é deste maravilhoso ser polinizador e preservador de todas as espécies e de todos os ecossistemas!

Venha daí celebrar e divertir-se com a ajuda da Gulbenkian!

Há um ser que é capaz de condensar uma paisagem inteira num néctar delicioso! É um dos mais pequenos e, ao mesmo tempo, “maior” ser vivo para a agricultura. É responsável por sustentar os ciclos reprodutivos de muitas espécies de plantas. Há muito para aprender com este animal espantoso.
Por isso, como mote para celebrarmos o Dia do Pai e a chegada da primavera, vamo-nos encantar com o mundo das abelhas e aprender mais sobre geometria, organização, cooperação, culinária, arquitetura e generosidade!

O “mundo” das abelhas é rico em situações que permitem observar conceitos matemáticos. Por exemplo, o favo, feito de cera, é uma obra espantosa!

Uma viagem ao maravilhoso mundo das abelhas!
Temos de perceber a importância deste inseto como fator de sustentabilidade da vida no nosso planeta. Vamos descobrir a vida da abelha: tipos de abelhas, ciclo de vida da abelha e a sua organização, a relação entre o Homem e a abelha e os produtos da colmeia.
Uma experiência onde nem as abelhas faltarão!

Hotéis para abelhas e outros polinizadores

As abelhas solitárias são as melhores polinizadoras do mundo! Ao voarem de flor em flor, acabam por misturar o pólen das várias plantas fazendo com que estas produzam fruto. Queremos mais frutos no jardim, na varanda ou na quinta? Vamos construir belos hotéis, de verdade, para as abelhas solitárias e outros polinizadores, e espalhá-los por onde haja flores. Elas vão apreciar!

Vamos falar de abelhas!

Haverá tempo para uma conversa com o jardineiro e criador de abelhas Nicolau da Costa sobre a história das abelhas e as diferentes espécies que existem. As abelhas melíferas e as abelhas solitárias, a sua ecologia e o papel que desempenham na polinização. A produção de mel, a relação com o homem e os problemas que enfrentam atualmente.

Que ecossistemas e vegetação poderão ter efeitos benéficos para as abelhas? Que novas ferramentas e abordagens podemos usar no combate ao seu preocupante declínio populacional? Uma conversa inspiradora para todos os que gostam de mel, de flores ou de fruta!

Rainha do Sol, o que é que as abelhas nos estão a dizer?

Hoje, os apicultores de todo o mundo estão a relatar uma perda impressionante de abelhas, um fenómeno designado como “colony collapse disorder”. Esta nova “pandemia”, corresponde ao desaparecimento em massa das abelhas das suas colmeias. Passados dez mil anos de apicultura e de estreita relação entre os seres humanos e as abelhas, o realizador Taggart Siegel, leva-nos numa viagem sobre o recente desaparecimento catastrófico das abelhas e o mundo misterioso da colmeia.
Investiga as causas de longo prazo por trás da terrível crise mundial das abelhas através dos olhos do mundialmente conhecido apicultor biodinâmico Gunther Hauk, bem como de apicultores comerciais, cientistas e filósofos. Este filme envolvente e inspirador conta a história incomum e dramática das lutas travadas por apicultores, cientistas e filósofos de todo o mundo.Afinal, sem a Abelha, a Primavera já não seria a mesma. Este programa, organizado pela Gulbenkian, promete manter a família entretida durante todo o dia!

Saiba mais aqui!