Como criar um espaço verde em sua casa? 

Ter um cantinho verde como jardim ou horta, deixa o ambiente de casa mais leve e bonito.

Saiba como criar um espaço verde em sua casa!

Por vezes, até o parapeito da janela, é suficiente para trazer um pouco de natureza para o seu lar!

Tem vários benefícios e também é uma boa terapia que traz vantagens para a saúde.

Além disso, o espaço fica mais “cozy” e harmonioso. 

As plantas cultivadas deixam o espaço mais fresco e agradável, com aromas que acabam por se estender para o interior da sua casa.

No fim, estará também a beneficiar os insetos polinizadores e a ajudar na alimentação natural das Abelhas.

1º Escolha a área.

Comece por analisar o espaço que tem disponível na varanda, parapeito da janela, no interior junto à janela ou mesmo pequeno jardim exterior e experimente fazer um desenho numa folha de papel, para tentar entender como quer organizar o seu espaço.

Pondere se coloca os vasos no chão ou em prateleiras suspensas, e se o espaço é suficiente para criar aquilo que mais gosta. 

Deve optar por escolher um local arejado, que apanhe raios de sol em algum momento do dia.

2º Escolha as variedades de plantas que mais aprecia, ou as espécies amigas das Abelhas.

Depois de avaliar o espaço, onde o seu espaço verde será criado, o próximo passo é pensar quais são as melhores variedades para cultivar. Deve idealizar cultivos de acordo com a altura do ano e com as suas preferências. Inclusive gastronómicas. 

Não se esqueça de manter uma diversidade de flores, ervas aromáticas, legumes e frutas…

As plantas aromáticas e os arbustos de pequenos frutos são os favoritos das Abelhas.

3º Que tal uma zona verde amiga das abelhas?

É fácil transformar a sua varanda com flores que atraem abelhas: goivos, capuchinhas, verbena, lobélia, salva brava e bocas-de-lobo, além de bonitos, são uma bela recompensa para as abelhas que as visitam. Também adoram as ervas aromáticas mais usadas na cozinha como a salsa, o alecrim, a lavanda, a hortelã-pimenta e o tomilho.

Inclua se desejar e se for possível, frutas e legumes, como tomate cherry, framboesas, mirtilos, ou pequenas árvores como limoeiros, tangerineiras, entre outras. Assim, na sua época, terá frutos e legumes cultivados por si e as abelhas agradecem. 

Complete a sua horta com morangos e outras aromáticas que aprecie, para uma mancha maravilhosamente perfumada, cheia de sabor e abundante em alimento para si e para elas. 

4º Decorar e reutilizar

Uma parte importante sobre criar uma zona verde em casa, é a decoração e a reutilização de materiais.

Reciclar é a palavra de ordem!

Pode começar por recuperar uma estante velha, ou algum móvel antigo que tenha guardado e que já ninguém usa. Depois pode pintar ao seu gosto e ficará como novo!

Reutilize produtos que tem em casa, como canecas ou frascos de vidro, garrafas ou latas de alumínio… É importante lembrar que deve colocar uma pequena placa para identificar o que plantou e onde.

Arranje um espaço onde guardar os utensílios de jardinagem que vai necessitar, como: par de luvas, pá, balde, regador, tesoura de poda, fitas de tecido…

Ao ter uma pequena horta ou jardim, irá aumentar a qualidade da sua alimentação, pois tem a oportunidade de consumir produtos locais, orgânicos, frescos e sazonais. 

A utilização de ervas aromáticas é muito recomendada, porque acrescenta mais sabor aos cozinhados, e permite reduzir a quantidade de sal a colocar nos alimentos confecionados.

Por fim, selecione um utensílio onde possa colocar água fresca. Tal como nós, as abelhas necessitam de beber água. Esta será uma forma maravilhosa de ajudar as abelhas.

Nós, aqui na Beesweet, garantimos que se sentirá mais feliz!

Seja criativo, junte os miúdos e divirta-se a criar um espaço verde em sua casa!

curios@?

Saiba mais:

Como plantar um jardim amigo das abelhas?

Gratidão às Abelhas: O que seríamos nós sem elas

 

 

Partilhar

Shopping cart

0
image/svg+xml

No products in the cart.

Continue Shopping
[:pt] [:en] [:fr] [:]