Nenhum produto no carrinho.

    • Naco de Vitela Caramelizado com Mel
      Naco de Vitela Caramelizado com néctar N. 88 Fire by Beesweet
    • Lombo de Bacalhau com néctar N. 1 Citrus & Rissino de Pimentos
Home / Nas bocas do mundo / Vai mudar de casa? – Crie Um Jardim Convidativo Para Abelhas!

Vai mudar de casa? – Crie Um Jardim Convidativo Para Abelhas!

Se pretende mudar de casa num futuro próximo, o momento não podia ser mais oportuno. A importância das abelhas para a manutenção do ecossistema tem sido amplamente divulgada, ainda que uma larga percentagem da população continue a ignorar o seu papel essencial. Se vai mudar de casa, aproveite para criar um jardim convidativo para as Abelhas!

Felizmente, depende apenas de cada um proporcionar as condições propícias ao bem-estar destes seres e assim fazer a sua parte por um mundo melhor. São detalhes que, aplicados no quotidiano, têm um impacto real na vida, não apenas das abelhas, mas também na de quem delas depende: todos nós.

Acesso a Água

Este aspeto nunca foi tão pertinente como atualmente, em que a água não é particularmente abundante. Deixar um ou mais pequenos recipientes relativamente rasos com água para as abelhas ajudam o seu jardim a prosperar. Gosta de ver flores a desabrochar e frutos sumarentos e viçosos? As abelhas são uma parte essencial deste processo.

Tal como nós, também elas dependem da disponibilidade de água. Nos meses mais quentes, as fontes deste bem essencial tendem a ser raras e levam à sua desidratação. Disponibilize frequentemente água doce e um sem-número de espécies encontrarão no seu jardim um verdadeiro oásis.

 

Um Jardim Sem Pesticidas

Pense sucintamente se o seu jardim necessita da aplicação de pesticidas. O seu efeito nefasto está comprovado e arrasa indiscriminadamente com inúmeros seres essenciais ao ecossistema. Infelizmente, o seu impacto é visível no declínio acentuado da população global de abelhas. Como insetos que se alimentam do néctar de plantas, os pesticidas tendem a afetar e a dizimar as populações existentes e futuras.

Para além de tudo, as frutas e os legumes do seu jardim, que serão consumidos por si, também o podem prejudicar a médio e longo prazo, quando aplicado estes tipos de tóxicos!

O jardim da sua casa apenas precisa de água abundante e abelhas para proliferar. Até porque as abelhas também ajudam a combater as pragas das culturas. Tudo isto sem mencionar os pesticidas que evita consumir e assimilar ao longo dos anos. Neste ponto, todos ganham.

Abrigo

Se deseja criar um impacto mais duradouro nestes princípios, providencie abrigo para as abelhas no seu jardim. Os insetos polinizadores beneficiam de alguma proteção nos meses frios, mas também como forma de evitar predadores.

Certas espécies de árvores podem ser a resposta, mas também arbustos e plantas trepadeiras. Se tiver um canto a mais no seu jardim, crie o espaço perfeito para estes seres encontrarem o abrigo de que necessitam entre paus e folhas.

 

Diversidade de Flora

Se já está a pensar em comprar uma casa com um jardim, assegure-se que este oferece uma diversidade de plantas, nomeadamente flores. As abelhas operam durante todo o ano, pelo que também precisam de encontrar pólen no inverno. Qualquer melhoria será relativamente simples e pouco dispendiosa, beneficiando em muito o seu espaço.

A plataforma Imovirtual permite visitar imóveis virtualmente, pelo que pode verificar de antemão o jardim da casa que está a namorar, colocando questões de forma rápida e conveniente.

Não se esqueça de providenciar diversidade ao longo do jardim, tal como a lavanda, alecrim e até girassóis. Algumas plantas como o jasmim também têm diversos ciclos ao longo do ano, florindo inclusive durante os meses mais frios.

Os jardins com maior diversidade de plantas vão ser aqueles onde as abelhas se sentirão mais em casa. Crie um jardim convidativo para as abelhas! Em conjunto com as demais sugestões aqui presentes, estamos certos que pode proporcionar o espaço perfeito para estes insetos. Afinal, fazer um impacto positivo no mundo é muito mais simples do que a maioria imagina.

Artigo by Imovirtual